Kit Básico para Lives profissionais - GIGA
 
Home / Blog / Kit Básico para Lives profissionais

Kit Básico para Lives profissionais

Tudo o que você precisa saber para produzir lives profissionais, sem gastar muito.

Kit Básico para Lives profissionais

Tudo o que você precisa saber para produzir lives profissionais, sem gastar muito.

Com o surgimento da pandemia do Covid-19 e consequentemente o isolamento social, os eventos como nós conhecíamos foram diretamente afetados. E uma coisa que ficou evidente foi o grande número de Lives que passaram a ser produzidas desde então. Eventos passaram a ser transmitidos e agora as pessoas participam direto de suas casas. A Giga Soluções Audiovisuais te dá dicas de como e quanto investir para fazer sua Live profissional e com qualidade.

Como estamos falando em qualidade, uma primeira dica é que você deve se desapegar da câmera do seu notebook e das webcams. Estas câmeras resolvem muitas das suas necessidades, mas não têm qualidade necessária, já que estamos falando de produções profissionais.

É preciso ter em mente que é vital para a produção de uma Live de qualidade, você precisa de uma boa conexão de internet. A partir de um mínimo de 10 Mbps, já é possível fazer uma transmissão segura. Vale lembrar que a taxa de upload é que vai garantir que sua produção irá subir sem problemas.

O notebook também é parte fundamental para a Live. Uma máquina com processador i7, por exemplo, te dará segurança. Recomendamos também uma placa de vídeo dedicada, assim o processador terá mais espaço para trabalhar e o risco de travar é bastante reduzido. Uma dica importante, dê preferencia para internet cabeada. Pois, a conexão via wi-fi pode oscilar e você não vai querer correr esse risco.

Vale investir em uma placa de captura de vídeo. É para que a sua câmera irá enviar as imagens e esta placa vai mandar para o seu notebook. Uma vez que a porta hdmi do seu notebook é saída e não uma entrada de arquivos. Fazendo com que o software reconheça a sua câmera como uma webcam.

A câmera é parte fundamental para a produção da sua Live. Sugerimos a Canon T7i, uma câmera DSLR de entrada. Ou seja, é uma câmera básica para uso profissional. Você pode adquirir este equipamento com uma lente do kit, e ela já tem uma saída hdmi para você conectar à sua placa de vídeo. Sobre esse item, aqui vai uma dica sobre aquelas informações do display da câmera: para a imagem chegar em sua placa de vídeo sem aquelas informações de tempo de gravação e sobre a bateria, recomendamos o software Magic Lantern. Ele vai oferecer, além de outras funções, a possibilidade de uma “saída hdmi limpa” sem as informações da câmera.

Ainda sobre a câmera, o ideal é que você não dependa da bateria da da câmera. Usando um adaptador ligado na energia elétrica e você não terá que se preocupar com isso.

O áudio da sua Live merece uma atenção especial. Por isso um microfone de lapela vai ajudar bastante. Mas se a câmera não ficar muito afastada do participante ou apresentador, um microfone shotgun, que tem um valor mais em conta do que o de lapela.

A iluminação fará muita diferença e dará qualidade para a sua Live. Procure usar um kit softbox para trabalhar a luz na sua produção. Este kit proporciona uma iluminação suave e complementará a luz natural do ambiente.

Para completar seu kit básico para Lives, indicamos o software OBS (Open Broadcaster Software) que você instalará no seu notebook para processar a sua Live. O OBS é gratuito, de graça e sem custo. No vídeo abaixo você encontra dicas de quais são os equipamentos necessários com valores (que podem variar) para você investir na sua produção de Lives com qualidade profissional.

 
 

ENTRE EM CONTATO COM A GIGA