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Como criar uma identidade visual para evento corporativo?

Como criar uma identidade visual para evento corporativo?

A identidade visual é principalmente estudada e apresentada como uma característica importante da marca corporativa. De acordo com um artigo publicado pelos pesquisadores espanhóis Rafael Bravo, José M. Pina e Jorge Matute, “a identidade visual incorpora qualquer elemento visual associado a uma organização”.

No entanto, algumas pesquisas indicam que a identidade visual é um termo genérico usado de forma intercambiável para se referir a diferentes campos da atividade humana.

Estendido à indústria de eventos, estamos falando dos mesmos elementos visuais (nome, cores, logotipo, tipografia, elementos de design gráfico, etc.) que são usados em qualquer outro lugar, projetando uma imagem e vinculando o produto uma percepção facilmente reconhecível e consistente de valor para o consumidor. Então, como você pode construir uma identidade visual poderosa para o seu evento? Aqui estão alguns passos a serem seguidos:

 

Passo 1. Decida quais elementos gráficos e cores definirão seu evento

Como você provavelmente sabe, as cores podem afetar o modo como seus participantes se sentem em relação ao seu evento. Portanto, tenha muito cuidado com isso. Alinhe a cor que escolher com a filosofia e a mensagem do seu evento. Por exemplo, vá com roxo se o seu evento é sobre bem-estar ou espiritualidade. Escolha verde se o evento for focado na sustentabilidade ou no meio ambiente. E tenha certeza de ir com vermelho para um evento de empreendedorismo. Quanto aos elementos gerais, escolha um design gráfico limpo e fácil de identificar.

 

Passo 2. Escolha um elemento gráfico adaptável e use-o em diferentes contextos

Digamos que a parte central da identidade visual do seu evento seja uma composição de três círculos entrelaçados. Isso significa que os participantes basicamente associarão seu evento a essa imagem. Assim, você pode aproveitar a sua adaptabilidade (o que significa que você pode cortá-la, alterar suas cores ou alterá-la da maneira que desejar) e usá-la em diferentes contextos, como em materiais de eventos colaterais ou plataformas digitais.

 

Passo 3. Use a narrativa para melhorar a identidade visual do seu evento

E de repente a energia disparou e os participantes não conseguiram ver nada na sala. Ha! Agora você está prestando atenção! Uma das melhores coisas da narrativa é que “nos distrai de nossas distrações”.

Portanto, não hesite em usar essa técnica enquanto trabalha na criação da identidade visual do seu evento. Por exemplo, em vez de imprimir um programa de evento tradicional entediante, você poderia projetá-lo como um mapa de metrô. Ou, em vez de um slide de logotipo estático nas telas do local, você pode projetar uma animação curta que explique as origens do logotipo. Vai definitivamente intrigar seus participantes.

 

Passo 4. Respeite a coerência da identidade visual do seu evento

Você não pode ter três círculos entrelaçados em seus programas impressos e quatro quadrados entrelaçados no site do evento. Se você escolher um conjunto de elementos gráficos, terá que ficar com ele até o fim. Cada material do evento ou plataforma digital deve refletir uma identidade visual coerente, ou seja, você usa os mesmos elementos gráficos para tudo. Caso contrário, você confundirá as pessoas e elas não conseguirão identificar seu evento.

 

Passo 5. Ajude os participantes a identificar facilmente a identidade visual do seu evento

Do e-mail “Salvar a data” até a última mensagem “Obrigado por participar”, exiba conscientemente seus elementos gráficos para ajudar seus participantes a identificá-lo. Durante o evento, use os elementos visuais em selos, programas, banners, apresentações, etc., que manterão a imagem do seu evento nas mentes dos participantes. Eles provavelmente não se lembrarão de quem foram os oradores, mas se você tiver uma imagem poderosa, eles definitivamente se lembrarão dela.

 

A identidade visual é o coração do seu evento. Leve a sério. Estude sobre design gráfico e aprenda a distinguir as diferenças entre elementos visuais bons e ruins. Certifique-se de que a identidade visual que você cria (com a ajuda de profissionais, claro) esteja alinhada a proposta do seu evento. E não se esqueça de manter a coerência nos elementos gráficos, usando-os corretamente nos materiais gráficos ou plataformas digitais.

 
 

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